Dia 23/07, em Inhotim
Pato Fu e Orquestra Ouro Preto estreiam “Rotorquestra de Liquidificafu” em Inhotim
Concerto abre a turnê em comemoração dos 30 anos da banda mineira
O primeiro encontro entre o Pato Fu e a Orquestra Ouro Preto será em um cenário exuberante, um dos maiores museus a céu aberto do mundo: o Instituto Inhotim, em Brumadinho – Minas Gerais. O concerto “Rotorquestra de Liquidificafu”, que celebra os 30 anos de trajetória da banda mineira, desembarca na cidade mineira em 23 de julho, às 16h, para um espetáculo que promete surpreender a todos os presentes.
Clique aqui e garanta os seus ingressos.
Embora se dediquem a gêneros distintos, o Pato Fu e a Orquestra Ouro Preto compartilham a ousadia como denominador comum. E, unindo essas duas forças, nasceu o concerto “Rotorquestra de Liquidificafu”, cujo título homenageia a primeira música do disco debutante desta que é uma das bandas mais relevantes do pop rock nacional. “Rotomusic de Liquidificapum” já sintetizava, de certa forma, toda a amplitude de referências e sonoridades presentes na obra do Pato Fu.
“Havia uma vontade mútua de fazermos um espetáculo juntos. Tenho ficado cada vez mais próxima da Orquestra por causa da série de concertos ‘O Tom da Takai’. O maestro Rodrigo, assim como vários músicos e equipe, conhecem o Pato Fu desde os primeiros trabalhos, os primeiros shows em Ouro Preto. Então eu diria que será a realização de um sonho dos dois lados”, avalia Fernanda Takai, vocalista da banda.
“O projeto celebra os 30 anos dessa banda tão diferente e tão experimental que é o Pato Fu. Eles têm na alma um experimentalismo que vem ao encontro da própria Orquestra. Para nós tem sido divertidíssimo a montagem desse espetáculo. Uma energia incrível emana desse encontro e tenho certeza de que irá contagiar a todos que puderem vivenciá-lo”, completa Rodrigo Toffolo, maestro e diretor artístico da Orquestra.
“Estávamos tentando achar um nome que significasse a força desse encontro. Em meio a tantos devaneios num grupo de WhatsApp, surgiu este, que mantém a tradição de nunca deixar claro o que se pode fazer. Não há limites, mas muito ânimo e surpresas”, complementa Takai.
A escolha de repertório e as revisões dos arranjos, assim como toda a criação e concepção do espetáculo, foram estruturadas em parceria. A banda coleciona diversos hits ao longo desses 30 anos e o repertório busca contemplar grandes momentos dessa trajetória. Atualmente a banda é composta por Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Xande Tamietti (bateria), que retorna à cozinha, e Richard Neves (teclados).
“Eles têm tudo junto: mistura de gêneros, intrepidez, a pegada do rock, o senso de humor refinado. Um trabalho que tem personalidade, assinatura. E o que nos conecta é esse sentimento de estar sempre testando novas opções, esse ‘modus operandi’ de buscar o diferente, trazendo novos sons, misturando o novo e o antigo. Tudo isso estava no Rotomusic e está na Rotorquestra”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.
Para John Ulhoa, “Rotorquestra de Liquidificafu” traz para o público um clima de celebração, mas, antes de tudo, de criação. “Teremos clássicos, músicas para cantar junto e, ao mesmo tempo, alguns atrevimentos. Sempre damos um jeito de encontrar espaço para experimentações. Acho que faremos um espetáculo digno do currículo de ambas as partes, juntando nossas experiências de longas carreiras com a vontade de se fazer algo novo e diferente. Tenho certeza de que o público vai captar isso, a essência dos dois trabalhos, mesmo quando se apresentam juntos”.
A apresentação em Inhotim tem o patrocínio da SulAmérica, que apoia ações em todo o país, por meio das leis de incentivo à cultura e ao esporte. “Essa é mais uma das parcerias inéditas que a SulAmérica se orgulha em promover junto à Orquestra Ouro Preto. Temos como compromisso promover acesso à saúde para um número cada vez maior de pessoas e, por isso, acreditamos que fomentar a arte e a cultura no país com ações como esta atingem o real propósito de estimular a Saúde Integral das pessoas”, afirma Patrícia Coimbra, vice-presidente de Capital Humano, Sustentabilidade e Marketing da SulAmérica.
O espetáculo de abertura da turnê será gravado e, em setembro, ganhará exibição na Claro TV e nos canais virtuais da Orquestra.
Serviço
Pato Fu e Orquestra Ouro Preto – Rotorquestra de Liquidificafu – Turnê 30 anos
Local: Instituto Inhotim
Data: 23 de julho
Horário: 16h
Ingressos: Clique aqui e garanta os seus ingressos.