Faz parte da essência da Orquestra Ouro Preto compartilhar conhecimento, cidadania e inspirar transformações. Para tanto, além da orquestra principal e dos concertos didáticos, mantemos dois projetos de grande relevância nacional: a Academia Jovem Orquestra Ouro Preto e o Núcleo de Apoio a Bandas
Em 23 anos de ações socioeducativas, a Orquestra colheu mais de 5 mil beneficiários diretos e incontáveis famílias e comunidades impactadas de forma indireta. De forma objetiva, cada um dos participantes dos programas se torna replicador de uma nova realidade onde a música se torna meio de vida.
O Núcleo
O Núcleo de Apoio a Bandas foi criado em 2015 pela Orquestra Ouro Preto com o objetivo de fomentar e capacitar maestros e músicos vinculados às bandas civis e corporações musicais de Minas Gerais e do Brasil. Presença marcante na cultura brasileira, o Núcleo de Apoio a Bandas atua diretamente na valorização e na preservação dessa tradição.
Coordenado pelo músico João Paulo Moreira e pelo maestro Rodrigo Toffolo, atualmente o Núcleo está presente em 13 cidades de 4 estados, capacitando anualmente mais de 300 músicos, professores e instrumentistas por meio de atividades práticas e teóricas gratuitas.
Com ações voltadas a bandas, fanfarras e orquestras amadoras, o projeto se destacada pela alta capacidade de ensino coletivo e individual, flexibilidade e adequações às regionalidades e necessidades de cada corporação.
São consultorias, oficinas, palestras e atividades que prezam pela troca de experiências e o diálogo com maestros, músicos e lideranças das associações musicais visando o aperfeiçoamento de técnicas. Os cursos são ministrados por artistas de renome no cenário brasileiro e internacional.
Legado e Sustentabilidade
Corporações musicais que fizeram ou ainda fazem parte do Núcleo de Apoio a Bandas tiveram claro desenvolvimento, que são traduzidos na ampliação das contratações e convites para se apresentarem, depois de melhorias na performance e multiplicação do ensino, ou quando convidados para treinar outras bandas e músicos.
Oficinas práticas e inovadoras, com as de lutheria, permitem que consertem seus próprios instrumentos, reduzindo drasticamente os custos, mas que também prestem o serviço para outras bandas e instrumentistas locais, fazendo disso uma nova fonte de renda para as associações de música.
Com uma metodologia arrojada e atenção para todos os detalhes, o Núcleo é um promotor do patrimônio imaterial das regiões, deixando um legado substancial, com impacto direto em seus participantes e na cultura local.
Objetivos
Para manterem seus fazeres e saberes, os grupos seguem em diálogo com o presente e com os olhos no futuro. E é nesse processo que atua o Núcleo, que dialoga diretamente na valorização e na preservação dessa tradição. A atuação se estrutura em três etapas:
Pesquisa histórica, considerando de onde vem a banda, o tempo de existência (muitas são centenárias), como ela se organiza, o formato, o repertório e a sonoridade própria.
Identificação das necessidades práticas ou educacionais e como o Núcleo pode colaborar.
Viabilizar informações e suprir as necessidades, mas sem alterar os costumes e tradições.
Pilares e conceitos
- Desenvolvimento técnico musical;
- Desenvolvimento da prática de execução em público;
- Aprimorar performance;
- Conceituação dos determinantes da sonoridade em instrumentos;
- Coletividade como forma de gerenciar e aprimorar saberes;
- Formação de uma rede de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de líderes e replicadores para a manutenção do projeto.
FALE CONOSCO
Caso tenha mais alguma dúvida preencha o formulário ao lado ou entre em contato conosco através do telefone +55 31 3551 1228.
Patrocínio