Dia 27/09, no Museu Boulieu
LÍVIA ITABORAHY E THIAGO DELEGADO APRESENTAM “O GRANDE SÍTIO MÍSTICO”, NO MUSEU BOULIEU
Projeto com curadoria da Orquestra Ouro Preto tem apresentação com entrada solidária no dia 27 de setembro
O Museu Boulieu abriga o quinto concerto da Série “Música de Câmara”, com a apresentação do duo formado pela cantora Lívia Itaborahy e o violonista Thiago Delegado em “O Grande Sítio Místico”. O concerto acontece no dia 27 de setembro, às 20h, com entrada solidária de 1 quilo de alimentos não perecíveis ou um agasalho. A curadoria é da Orquestra Ouro Preto e a programação ao longo do ano prevê a apresentação de uma série de duos, trios e quartetos formados por artistas que são referência em seus instrumentos e se destacam no universo da música sinfônica ou popular.
Inspirado na junção das canções icônicas dos álbuns “Sítio do Pica Pau Amarelo”, de 1977, e “O Grande Circo Místico”, de 1983, a cantora Lívia Itaborahy e o violonista Thiago Delegado criam narrativas musicais inéditas nesse show. Em um diálogo lúdico, infância e vida adulta se encontram em canções de Edu Lobo, Ivan Lins, Dori Caymmi, Sérgio Ricardo, Gilberto Gil e outros grandes nomes da nossa música popular brasileira.
Com o desejo de homenagear os grandes discos e músicas brasileiras que foram originalmente concebidos para espetáculos, peças ou criados sob encomenda para personagens icônicos, Livia Itaborahy começou a conceber “O Grande Sítio Místico”.
A cantora conta que, há alguns anos, participou de uma montagem musical do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, dando voz a Dona Benta, experiência que ficou marcada de maneira profunda e detonou a descoberta de arranjos, canções e letras de valor inestimável que marcaram a infância de uma geração.
Em contraposição, no processo de concepção deste novo projeto, veio à mente o álbum “O Grande Circo Místico”, que, apesar de evocar o universo infantil, retoma temas de desilusão amorosa, as dores da vida adulta e magias despedaçadas em melodias que atravessaram o tempo através das vozes de grandes intérpretes da música brasileira.
“Em um momento de descontração, brinquei com as palavras e surgiu ‘O Grande Sítio Místico’, e fiquei encantada com a sonoridade que essa combinação trazia”, relembra Livia. “Daí em diante, comecei a traçar uma ligação entre a realidade e a infância imaginada como um lugar de felicidade plena, visto através dos olhos de um adulto. Ao mesmo tempo, comecei a compreender mais profundamente os personagens e como poderia fundir os arranjos de forma orgânica”, explica.
Para materializar essa visão em um formato enxuto e arrojado, a cantora convidou o violinista Thiago Delegado, um músico que, de acordo com Lívia, “seria capaz de transformar este projeto em uma verdadeira aventura sonora”. “Curiosamente, Thiago vive um momento que une o mundo adulto e o infantil: a chegada de sua primeira filha, Elis. Sem dúvida, esse show será um marco em nossas carreiras e espero que emocione e toque profundamente o público, assim como nos tocou durante sua criação”, convida a cantora.
O violonista ressalta a cumplicidade que nasceu imediatamente entre os dois na criação deste trabalho e enaltece a potência, a dinâmica e qualidade vocal de sua companheira de palco, assim como o resultado desse repertório que nasceu da união de dois clássicos. “É um grande repertório, interpretado por uma grande cantora, me dando a honra de dividir o palco com ela em uma formação bem intimista, voz e violão. Este projeto veio para ser uma parceria duradoura nossa,
SOBRE O MÚSICA DE CÂMARA
O projeto “Música de Câmara” dá continuidade à parceria entre a Orquestra, o Instituto Cultural Vale e o Museu Boulieu. A curadoria vai ao encontro da vocação do espaço localizado na entrada da cidade histórica, valorizando as tradições e a arte barroca, sem perder de vista o olhar contemporâneo.
SERVIÇO
Música de Câmara – Lívia Itaborahy e Thiago Delegado: O Grande Sítio Místico
Data: 27 de setembro de 2023, quarta-feira
Horário: 20 horas
Entrada solidária: 1 kg de alimentos não perecíveis ou um agasalho.
Local: Museu Boulieu (Rua Padre Rolim, 412 – Ouro Preto / MG)