Gonzagão em São Luís

By 30 de maio de 2024Eventos, Notícia

Dia 15 de junho, no São Luís (MA)

ORQUESTRA OURO PRETO CELEBRA LUIZ GONZAGA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Clássicos do Rei do Baião irão embalar o público no dia 15 de junho, em duas sessões no Teatro Arthur Azevedo

 

A cidade de São Luís foi escolhida pela Orquestra Ouro Preto para receber a turnê que celebra a inestimável obra de Luiz Gonzaga. A capital maranhense será a terceira parada do espetáculo “Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, no qual a formação mineira coloca toda sua excelência e versatilidade a serviço das canções de um dos maiores gênios da história da música brasileira. Serão duas sessões, uma às 18h e outra às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo, com ingressos a preços populares. O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Clique aqui para garantir os seus ingressos.

Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, as cordas da Orquestra abrem espaço para um diálogo com a sanfona, o triângulo e a zabumba, criando, nessa mistura única entre o erudito e o popular, uma sonoridade rica e vibrante que celebra a cultura nordestina e suas múltiplas facetas. O concerto foi recebido com entusiasmo pelo público, com duas apresentações completamente lotadas realizadas no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi um dos maiores nomes da música brasileira e, como poucos, conquistou o coração do Brasil. O cantor, compositor e sanfoneiro nasceu em Exu, no sertão de Pernambuco, em 1912, deixando um legado de canções conhecidas por muitos e regravadas mesmo após sua morte, em 1989 – em 2024, completam-se 25 anos de sua despedida.

Sua obra monumental, composta por mais de 480 composições e 1.250 gravações, é capaz de evocar as lembranças do São João, animar as festas de forró e fazem parte do imaginário coletivo do povo brasileiro.

Em “Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, a proposta é contemplar os grandes sucessos da carreira do artista e evidenciar a grandiosidade de uma obra que o fez ganhar o título de Rei. Com arranjos de Mateus Freire, o programa apresenta clássicos como “Asa Branca”, “O Xote das Meninas”, “Qui Nem Jiló”, “Vida de Viajante” e “Assum Preto”, em um repertório que celebra a alma nordestina.

O repertório contempla clássicos de ‘Seu Luiz’ dentro de uma roupagem única. É um encontro de timbres e musicalidade que certamente é um marco na nossa trajetória”, garante o maestro Rodrigo Toffolo.

No palco, os músicos da Orquestra Ouro Preto têm a companhia de um autêntico trio pé de serra, que se complementam de forma a manter a essência da originalidade das canções de Gonzagão que já fazem parte do nosso imaginário coletivo.

 


Serviço
Orquestra Ouro Preto: Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra

Data: 15 de junho, sábado
Horário: Duas sessões: às 18h e às 20h30
Local: Teatro Arthur Azevedo, R. do Sol, S/n – Centro, São Luís – MA
Ingressos: Clique aqui para garantir os seus ingressos.

About admin