12 de dezembro, em Santana do Matos
ORQUESTRA OURO PRETO CELEBRA LUIZ GONZAGA EM SANTANA DO MATOS
Clássicos do Rei do Baião em versões orquestradas vão embalar o público no dia 12 de dezembro, às 19h30, na Praça da Matriz, com entrada gratuita
A cidade de Santana do Matos será palco da Orquestra Ouro Preto, uma das mais renomadas do país, que homenageará a obra de Luiz Gonzaga com o concerto “Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”. Nesta apresentação, a orquestra mineira coloca sua excelência e versatilidade a serviço das canções de um dos maiores gênios da música brasileira.
A apresentação é gratuita e acontece no dia 12 de dezembro, às 19h30, na Praça da Matriz, e contará com a abertura especial da Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos. O evento é patrocinado pela Aliança Energia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Sob a batuta do maestro Rodrigo Toffolo, as cordas da Orquestra dialogam com a sanfona, o triângulo e a zabumba, criando uma fusão única entre o erudito e o popular, resultando em uma sonoridade vibrante que celebra a cultura nordestina em toda a sua riqueza e diversidade.
“Tem sido uma grande alegria circular o país com essa justa homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira. A cada cidade que nos apresentamos, somos acolhidos com o calor que a obra desse grande artista suscita em todas as pessoas ao redor do Brasil”, celebra o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da formação mineira.
Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi uma figura singular na música brasileira e, como poucos, conquistou o coração do país. Nascido em Exu, no sertão de Pernambuco, em 1912, o cantor, compositor e sanfoneiro deixou um legado de canções que seguem vivas, regravadas mesmo após sua morte em 1989. Em 2024, completam-se 35 anos de sua partida.
Com mais de 480 composições e 1.250 gravações, sua obra é capaz de evocar as memórias dos festejos de São João, animar festas de forró e faz parte do imaginário coletivo brasileiro.
Em “Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, a proposta é revisitar grandes sucessos de sua carreira e destacar a grandiosidade de uma obra que lhe rendeu o título de Rei. Com arranjos de Mateus Freire, o programa inclui clássicos como “Asa Branca”, “O Xote das Meninas”, “Qui Nem Jiló”, “Vida de Viajante” e “Assum Preto”, em um repertório que celebra a alma nordestina.
A homenagem da Orquestra ao Rei do Baião vem encantando as plateias de Norte a Sul do país, com apresentações sempre lotadas e cheias de entusiasmo. No palco, os músicos da Orquestra Ouro Preto são acompanhados por um autêntico trio pé de serra, que mantém a essência e a originalidade das canções de Gonzagão, já parte do nosso imaginário coletivo.
“O repertório traz clássicos de ‘Seu Luiz’ com uma abordagem única. É um encontro de timbres e musicalidade que marca a nossa trajetória”, afirma Toffolo.
“Estamos felizes em presentear a população de Santana do Matos e região com este concerto. Não tenho dúvidas de que será uma grande celebração da cultura popular e um momento inesquecível para o público, como tantos outros já vividos com a Orquestra Ouro Preto”, destaca Marcelo Werly, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia.
A Aliança Energia também patrocina o Núcleo de Apoio a Bandas da Orquestra Ouro Preto, projeto que capacita e valoriza as corporações musicais do interior do Brasil, mantendo viva essa importante tradição. A Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, banda civil que abrirá o concerto, integra o projeto e atua como uma incubadora de talentos musicais.
Serviço
Orquestra Ouro Preto: Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra, em Santana do Matos
Data: 12 de dezembro, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Praça da Matriz
Ingressos: Entrada gratuita