Gonzagão

By 21 de novembro de 2024Eventos, Notícia

12 de dezembro, em Santana do Matos

ORQUESTRA OURO PRETO CELEBRA LUIZ GONZAGA EM SANTANA DO MATOS

Clássicos do Rei do Baião em versões orquestradas vão embalar o público no dia 12 de dezembro, às 19h30, na Praça da Matriz, com entrada gratuita

 

A cidade de Santana do Matos será palco da Orquestra Ouro Preto, uma das mais renomadas do país, que homenageará a obra de Luiz Gonzaga com o concerto Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”. Nesta apresentação, a orquestra mineira coloca sua excelência e versatilidade a serviço das canções de um dos maiores gênios da música brasileira.

A apresentação é gratuita e acontece no dia 12 de dezembro, às 19h30, na Praça da Matriz, e contará com a abertura especial da Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos. O evento é patrocinado pela Aliança Energia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Sob a batuta do maestro Rodrigo Toffolo, as cordas da Orquestra dialogam com a sanfona, o triângulo e a zabumba, criando uma fusão única entre o erudito e o popular, resultando em uma sonoridade vibrante que celebra a cultura nordestina em toda a sua riqueza e diversidade.

“Tem sido uma grande alegria circular o país com essa justa homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira. A cada cidade que nos apresentamos, somos acolhidos com o calor que a obra desse grande artista suscita em todas as pessoas ao redor do Brasil”, celebra o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da formação mineira.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi uma figura singular na música brasileira e, como poucos, conquistou o coração do país. Nascido em Exu, no sertão de Pernambuco, em 1912, o cantor, compositor e sanfoneiro deixou um legado de canções que seguem vivas, regravadas mesmo após sua morte em 1989. Em 2024, completam-se 35 anos de sua partida.

Com mais de 480 composições e 1.250 gravações, sua obra é capaz de evocar as memórias dos festejos de São João, animar festas de forró e faz parte do imaginário coletivo brasileiro.

Em Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, a proposta é revisitar grandes sucessos de sua carreira e destacar a grandiosidade de uma obra que lhe rendeu o título de Rei. Com arranjos de Mateus Freire, o programa inclui clássicos como Asa Branca”, O Xote das Meninas”, Qui Nem Jiló”, Vida de Viajante” e Assum Preto”, em um repertório que celebra a alma nordestina.

A homenagem da Orquestra ao Rei do Baião vem encantando as plateias de Norte a Sul do país, com apresentações sempre lotadas e cheias de entusiasmo. No palco, os músicos da Orquestra Ouro Preto são acompanhados por um autêntico trio pé de serra, que mantém a essência e a originalidade das canções de Gonzagão, já parte do nosso imaginário coletivo.

O repertório traz clássicos de Seu Luizcom uma abordagem única. É um encontro de timbres e musicalidade que marca a nossa trajetória”, afirma Toffolo.

Estamos felizes em presentear a população de Santana do Matos e região com este concerto. Não tenho dúvidas de que será uma grande celebração da cultura popular e um momento inesquecível para o público, como tantos outros já vividos com a Orquestra Ouro Preto”, destaca Marcelo Werly, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia.

A Aliança Energia também patrocina o Núcleo de Apoio a Bandas da Orquestra Ouro Preto, projeto que capacita e valoriza as corporações musicais do interior do Brasil, mantendo viva essa importante tradição. A Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, banda civil que abrirá o concerto, integra o projeto e atua como uma incubadora de talentos musicais.

 


Serviço

Orquestra Ouro Preto: Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra, em Santana do Matos

Data: 12 de dezembro, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Praça da Matriz
Ingressos:  Entrada gratuita

About admin