Dia 04 de maio, aberto ao público
ORQUESTRA OURO PRETO CELEBRA LUIZ GONZAGA EM AIMORÉS
Clássicos do Rei do Baião irão embalar o público no dia 4 de maio, às 19h, dentro das comemorações de 15 anos do Parque Botânico Aliança Energia
A cidade de Aimorés foi escolhida pela Orquestra Ouro Preto para abrir a turnê do concerto que celebra a inestimável obra de Luiz Gonzaga. A cidade mineira será a primeira parada fora de Belo Horizonte do espetáculo “Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, no qual a formação mineira coloca toda sua excelência e versatilidade a serviço das canções de um dos maiores gênios da história da música brasileira. O evento tem o patrocínio da Aliança Energia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Parte das comemorações dos 15 anos do Parque Botânico Aliança Energia, a apresentação é gratuita e acontece no dia 4 de maio, às 19h, na rua Coronel Antônio Lôbo (conhecida como rua do INSS), e terá a abertura especial da ASBAN (Associação de Bandas Filarmônica e Marcial de Aimorés).
Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, as cordas da Orquestra abrem espaço para um diálogo com a sanfona, o triângulo e a zabumba, criando, nessa mistura única entre o erudito e o popular, uma sonoridade rica e vibrante que celebra a cultura nordestina e suas múltiplas facetas. O concerto foi recebido com entusiasmo pelo público, com duas apresentações completamente lotadas realizadas no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi um dos maiores nomes da música brasileira e, como poucos, conquistou o coração do Brasil. O cantor, compositor e sanfoneiro nasceu em Exu, no sertão de Pernambuco, em 1912, deixando um legado de canções conhecidas por muitos e regravadas mesmo após sua morte, em 1989 – em 2024, completam-se 25 anos de sua despedida.
Sua obra monumental, composta por mais de 480 composições e 1.250 gravações, é capaz de evocar as lembranças do São João, animar as festas de forró e fazem parte do imaginário coletivo do povo brasileiro.
Em “Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, a proposta é contemplar os grandes sucessos da carreira do artista e evidenciar a grandiosidade de uma obra que o fez ganhar o título de Rei. Com arranjos de Mateus Freire, o programa apresenta clássicos como “Asa Branca”, “O Xote das Meninas”, “Qui Nem Jiló”, “Vida de Viajante” e “Assum Preto”, em um repertório que celebra a alma nordestina.
“O repertório contempla clássicos de ‘Seu Luiz’ dentro de uma roupagem única. É um encontro de timbres e musicalidade que certamente é um marco na nossa trajetória”, garante o maestro Rodrigo Toffolo.
No palco, os músicos da Orquestra Ouro Preto têm a companhia de um autêntico trio pé de serra, que se complementam de forma a manter a essência da originalidade das canções de Gonzagão que já fazem parte do nosso imaginário coletivo.
Sobre o Parque Botânico Aliança Energia
O Parque Botânico Aliança Energia completa 15 anos em 2024. Localizado na Fazenda Viçosa, o Parque possui fauna e flora típicas da região do Rio Doce e está estruturado em uma área de 186 hectares de floresta nativa, sendo a grande maioria reflorestada pela Aliança Energia. É um espaço amplo destinado à promoção de atividades de educação ambiental e relacionamento com as comunidades. Sua estrutura conta com auditório, teatro de arena, espaço cultural, viveiro de mudas, trilha suspensa com 14 obstáculos sob as árvores, trilha interpretativa e centro de educação ambiental, que visam oferecer ações lúdicas de arte, lazer e cultura.
A apresentação gratuita de “Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra” em Aimorés faz parte das celebrações e reforçam o compromisso da Orquestra Ouro Preto e da Aliança Energia de proporcionar bem-estar e qualidade de vida por meio do acesso democrático à arte e à música de concerto.
“Estamos felizes em poder presentear a população aimoreense com este concerto em comemoração aos 15 anos do Parque Botânico. Não tenho dúvidas de que será uma grande celebração da cultura popular e um momento inesquecível para o público, como tantos outros que já vivenciamos com a Orquestra de Ouro Preto”, afirma Marcelo Werly, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia.
A Aliança Energia também patrocina o Núcleo de Apoio a Bandas da Orquestra Ouro Preto, projeto que que capacita, apoia e enaltece as corporações musicais das cidades do interior do Brasil para que mantenham viva essa importante tradição. A ASBAN, banda civil que fará a abertura do concerto, faz parte do projeto e é uma verdadeira incubadora de talentos musicais.
“Nas várias oficinas de capacitação realizadas com o apoio do Núcleo de Apoio a Bandas, com foco principal nos músicos e maestros da ASBAN, nos foram transmitidos conhecimento, técnicas e experiências”, afirma Aloísio Augusto Silva, primeiro tesoureiro da ASBAN, que celebra a oportunidade de compartilhar com o público de Aimorés os frutos que já vêm sendo colhidos por meio do projeto.
“Para nós é muito gratificante participar da apresentação junto com a Orquestra Ouro Preto. Nossas possíveis limitações são superadas diante do profissionalismo e simpatia de toda equipe do Núcleo e da Orquestra”, completa.
Serviço
Orquestra Ouro Preto: Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra em Aimorés
Data: 4 de maio, sábado
Horário: 19 horas
Local: Rua Coronel Antônio Lôbo (também conhecida como rua do INSS), em Aimorés/MG
Ingressos: Entrada gratuita