A Academia Jovem Orquestra Ouro Preto apresenta os jovens músicos aprovados no Processo Seletivo 2024. Eles se juntarão aos demais bolsistas para uma temporada repleta de novidades e experiências únicas.
A todos os participantes do processo, nossa sincera gratidão e votos de sucesso.
Compartilhar conhecimento, cidadania e inspirar transformações
Com o objetivo de formar e preparar jovens entre 18 e 28 anos para o mercado de trabalho da música de concerto, atualmente a Academia Jovem conta com 33 músicos que recebem, mensalmente, bolsas de estudo para que possam se dedicar ao estudo da música e seu próprio desenvolvimento profissional.
É um projeto que busca, desde 2019, a inclusão social e cultural completa de seus participantes se tornando assim uma formação plural, diversa e sem fronteiras, oferecendo um espaço em que todos e todas possam crescer com a prática orquestral.
Os instrumentistas em formação têm dois encontros semanais com os instrutores-professores da Orquestra Ouro Preto com o objetivo de desenvolver a percepção, a técnica e a expertise do trabalho em conjunto. Para isso, os bolsistas têm apoio financeiro e acompanhamento psicológico, em uma parceria inédita com a PUC Minas.
Vivência Musical Completa
Além de ensaios semanais em Belo Horizonte, os bolsistas aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para projetos.
Os concertos com solistas de renome internacional, a possibilidade de se apresentarem em importantes salas de concerto do país e as experiências com gravações e lives dão o molde final ao desenvolvimento de cada bolsista.
Resultados Imediatos
A Academia é destinada a jovens que já possuem um determinado nível de vivência com violino, viola, violoncelo, contrabaixo e percussão. Os músicos recebem uma bolsa de estudos mensal de R$1.000,00 (hum mil reais).
Atualmente, nove ex-alunos são protagonistas da formação principal da OOP e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.
Além desses, 12 alunos hoje integram importantes formações do país tendo assim iniciado carreiras promissoras e se estabelecendo como realidades artísticas da música de concerto.
Objetivos
A Academia acolhe jovens talentos e oportuniza vivência musical com colegas da mesma geração, desenvolvendo o convívio e o aprimoramento técnico. Além disso, o pagamento mensal de bolsas aumenta as chances de permanência do aluno com foco nos estudos. A seleção dos bolsistas leva em conta, além do talento musical, sua condição social, étnica e de gênero, priorizando os jovens em situação de maior vulnerabilidade.
Por meio de ensaios de naipes semanais com os instrutores profissionais da Orquestra Ouro Preto, o grupo ganha identidade e sonoridade, aplicando seus estudos na música coletivamente. O aluno ganha experiência e um grande portfólio para que se destaque no mercado profissional, aumentando suas chances de sucesso.
Pilares e conceitos
- Desenvolvimento técnico musical;
- Desenvolvimento da prática de execução em público;
- Trabalhar a ansiedade na performance;
- Conceituação dos determinantes da sonoridade em instrumentos de cordas e percussão;
- Desenvolvimento de repertório específico para a Orquestra Ouro Preto;
- Formação de uma rede de desenvolvimento entre os participantes;
- Suporte emocional e financeiro.
FAQ
Quem pode se inscrever no processo seletivo da Academia da Orquestra Ouro Preto?
Podem se inscrever jovens de 18 a 28 anos de idade, com determinado nível de vivência instrumental em um dos 4 instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) ou percussão.
E as inscrições? Como eu faço?
É fácil! As inscrições são por e-mail e gratuitas. Você poderá fazer sua inscrição quando estiverem abertas, através do e-mail [email protected]. Fique atento às informações no edital e aos documentos necessários, ok?
Como eu faço para conseguir a bolsa de estudos?
Fique tranquilo! Além de todo o material didático, a Academia Orquestra Ouro Preto oferece bolsa de estudos no valor de R$1.000 (hum mil reais) a todos os aprovados.
Tenho dúvidas de como serão as aulas? Pode me dizer?
As aulas serão semanais, formadas por dois ensaios (1 ensaio de naipe e 1 tutti), em Belo Horizonte, com início em fevereiro e término em dezembro. Os ensaios serão coordenados por professores e músicos da Orquestra Ouro Preto.
Sou apaixonada por música, mas ainda não sei tocar nenhum instrumento. Posso me inscrever?
Infelizmente, não desta vez. Este processo seletivo é direcionado a jovens talentos que já possuem algum tipo de vivência musical.
Fale mais sobre o processo seletivo.
O processo seletivo é composto por audições a uma banca avaliadora. Como candidato, você deverá executar os repertórios exigidos em edital.
FALE CONOSCO
Caso tenha mais alguma dúvida preencha o formulário ao lado ou entre em contato conosco através do telefone +55 31 3551 1228.